favorite - Copia.svg

Como escolher o forno perfeito para a sua cozinha


Um dos principais eletrodomésticos, o forno amplia as opções dos alimentos que podem ser preparados em casa. Além de deixar a rotina culinária muito mais versátil, o aparelho pode ajudar a reduzir os custos com aplicativos de comida e aumentar o controle de qualidade da sua alimentação. 

Com tantas opções disponíveis, podem surgir alguma dúvidas sobre quais características analisar na hora de escolher um forno. Pensando nisso, a Formosa reuniu alguns que vão te ajudar a tomar essa decisão.


Tipos de forno

O melhor caminho para identificar qual é o forno mais recomendado para o seu padrão de uso é analisar quais são as suas necessidades e quais delas você prioriza. Conheça alguns dos modelos mais comuns: 

  • Forno a gás: essa é uma das opções mais populares e mais econômicas, isso porque ele só precisa da energia elétrica no caso de acendimento automático, podendo ser ligado também com o uso de um fósforo.


  • Forno elétrico: disponível em diferentes tamanhos, esse modelo se destaca pela facilidade de instalação e por depender apenas da eletricidade para funcionar. 


  • Forno de bancada: compacta, essa versão é ideal para quem procura algo acessível e fácil de transportar. Apesar de suas dimensões menores, isso não interfere na qualidade do produto.


  • Forno de embutir: essa é uma ótima alternativa para quem busca economia de espaço e valoriza uma decoração moderna na cozinha, porque o forno para embutir é conectado diretamente à parede ou a um armário.


Capacidade

Ao escolher um forno, é importante levar em consideração a litragem, pois isso afeta diretamente na quantidade de alimentos que podem ser preparados de uma só vez.


Se frequentemente precisar cozinhar muitos alimentos, pode ser interessante optar por um forno com uma litragem maior. Por outro lado, se cozinhar para poucas pessoas, um forno com menor litragem pode ser suficiente para atender o seu perfil.


Por conta disso, marcas como BrastempConsul e Electrolux têm em seus catálogos fornos com diversas litragens, para que todo cliente encontre uma opção com ótimo custo-benefício.


Funcionalidades

Os fornos atuais reúnem uma gama de funções que facilitam o uso do aparelho e também otimizam a qualidade do cozimento. A autolimpeza é uma delas, que utiliza altas temperaturas para queimar a sujeira e os resíduos deixados pelos alimentos. Quando esfriar, basta passar um pano para remover as cinzas.


Outra função de destaque é o grill, que permite que os alimentos sejam grelhados diretamente na parte superior do forno, produzindo uma camada crocante. Assim como o sensor de cozimento, dispositivo que mede a temperatura interna dos alimentos para garantir que eles estejam no ponto desejado.


Agora que você já sabe por onde começar a analisar o melhor forno para a sua cozinha, confira as opções disponíveis no site da Formosa!


Também temos diversas opções de mesa de jantar para decorar sua casa.